O PROJECTO | EXERCÍCIO EM 3 FASES

Tema sugerido: A Água » Propostas de um país à beira-mar – inspiradas quer no “4º quarto estado da água”, em referências da comunidade “waterbodies.org”, ou noutras que os alunos queiram propor.

Método: Criar, representar e apresentar uma proposta de projecto para apresentação em exposição multimédia » Metodologia do projecto multimédia a ser concretizado no âmbito das disciplinas ao longo de 3 fases: I. Concepção | II. Representação | III. Apresentação.

Objectivo: Gerar ideias e desenvolver propostas, sob formas não convencionais, como forma de reflexão em torno do tema sugerido, ou outro que os alunos proponham em alternativa.  Mais do que dar respostas, o objectivo é saber questionar e despoletar reacções, causar impacto e afectar com as propostas apresentadas.


FASE 0 | Mapa conceptual da disciplina [Início: 2011.09.26 | Final: 2011.11.08]
Mapa conceptual desenhado/escrito à mão na sala de aula
Termo central: MPM [AM] ou PM1 [CAP]
Ramificações: Objectivos (curso) | Expectativas (cadeira) | Palavras-chave (terminologia) | Aplicações/Software | Outras actividades
Apresentação dos alunos através de mapas conceptuais com as suas apresentações.


FASE 0.1 | Apresentações Pessoais [Início: 2011.10.04 | Final: 2011.11.08]
Mapa conceptual da apresentação pessoal utilizando as aplicações VUE e/ou PREZI | Publicação on-line no blog da disciplina, incluindo:
» Imagem do mapa conceptual e com tamanho legível
» Texto de introdução
» Link (a abrir em nova janela) para a imagem em tamanho legível e, caso exista, para a animação da apresentação
» Identificação das Categorias.


FASE 1 » CONCEPÇÃO [Início: 2011.10.11 | Final: 2011.11.08]
Tema e primeiras etapas: 1. Registo de ideias (brainstorming) | 2. Pesquisa de referências | 3. Incubação

Especificações para as apresentações da FASE 1:
» Os alunos farão a apresentação da sua proposta resumida da sua ideia individual a toda a turma, presencialmente, na aula de 2011.11.08
» Cada aluno terá 90 segundos para apresentar a sua ideia, incluindo as referências relacionadas – método inspirado na técnica de pitching (aqui está uma breve descrição » e ainda o mapa mental completo »)
» As apresentações serão feitas a partir dos contéudos – mapa conceptual da ideia a propor e referências – previamente publicados no blog pelos alunos até à véspera da apresentação, ou seja 2011.11.07
» Cada aluno apresentará uma ideia com um título (ainda que provisório) através de um mapa conceptual (com ou sem animação) e a sua selecção de 4 referências (2 relacionadas com o conceito/enquadramento artístico, 2 com as tecnologias/aspectos científicos)
» A publicação no blog segue as características já praticadas na apresentação pessoal – o mapa conceptual deve ser apresentado como imagem com a largura da coluna (ao clicar, deve abrir numa nova janela, como animação ou como imagem ampliada e legível) e as referências devem constar com os títulos e links activos (abrindo também em novas janelas), quer integradas no mapa conceptual, quer como listagem no corpo de texto do blog post.
» Durante a apresentação, os alunos que fazem parte da assistência devem tomar notas e registar as suas preferências
» Após cada apresentação, haverá um período de 30 segundos para breves perguntas e esclarecimentos
» No final de todas as apresentações, os alunos irão criar grupos de trabalho constituídos pelo mínimo de 2 e máximo de 3 elementos, para desenvolvimento da ideia seleccionada em cada grupo


FASE 2 » DESENVOLVIMENTO [Início: 2011.11.08 | Final: 2012.01.10]

As apresentações da FASE 2 dos trabalhos em curso são feitas pelas equipas de trabalho na aula de dia 13 Dezembro. Cada equipa tem 5 minutos para apresentar o seu tema e 5 minutos para questões/comentários/sugestões.

A apresentação deve incluir os progressos da componente de vídeo não-linear com o Korsakow e as ideias que não estão ainda concretizadas apresentadas com materiais de apoio, como desenhos/esboços e mapas conceptuais.

Cada equipa deve apresentar os materiais/resumo da apresentação e disponibilizar através do blog da disciplina até dia 15 de Dezembro.


FASE 3 » APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO [Início: 2011.01.03 | Final: 2012.01.12]

Elementos a constar na galeria online dos projectos de Multimedia_Metodologia+Projecto 201112.
A entrega dos dados é feita por cada um dos grupos através da publicação no blog da disciplina, com os seguintes elementos e sequência:
1. Título do projecto e nomes dos membros da equipa de trabalho
2. Uma imagem principal
, a imagem representativa do projecto
3. Texto de descrição do projecto
– conceito, componentes, processo, perspectivas
4. Uma imagem do mapa conceptual do projecto
5. Uma imagem do video interactivo
concretizado com o korsakow + link final que eu vos indicar após ter recebido a vossa pasta com os conteúdos a colocar online
6. Mais duas a cinco imagens imagens do projecto e/ou processo
7. Título e descrição em inglês
(tradução de 1. e 2.)

ESPECIFICAÇÕES neste blog post »

Todos estes elementos *até ao final da aula da próxima Terça-feira, dia 10 de Janeiro
*


Nota: estas apresentações do processo em curso na aula constituem momentos-chave de avaliação – os alunos impossibilitados de comparecer presencialmente terão que apresentar proposta alternativa que contemple a apresentação pública aos colegas nessa sessão ou até ao limite máximo da semana seguinte.

1 comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: